imv

One Conservation e o Catalyst dentro da IMV Technologies

23.09.2021

“No final, todos somos responsáveis”, afirma Pedro Jorge Neto, diretor comercial e técnico da IMV Technologies Brasil. “Precisamos encontrar o equilíbrio entre o que o ser humano precisa [...] e o meio ambiente, a flora e a fauna.”

Pedro foi muitas vezes elogiado por seu trabalho em conservação de espécies. Até oito vezes por ano, ele se junta a colegas com ideias semelhantes e entra pelas selvas do Brasil em busca de raras onças-pintadas. A equipe coleta amostras de células vivas e, quando possível, instala coleiras eletrônicas de GPS que permitem o monitoramento dos animais por satélite.

O Instituto Reprocon, organização sem fins lucrativos fundada por esta equipe com foco na reprodução e conservação, existe há cinco anos. A organização opera com um orçamento de $20k a $25k de Reais Brasileiros por mês, e é totalmente financiada por Pedro e seus colegas.

O grupo tem objetivos ambiciosos, incluindo o desenvolvimento de técnicas para congelar com sucesso o sêmen do onça-pintada e clonar o animal para fins de conservação. No curto prazo, Pedro espera aumentar o número de animais que o Instituto Reprocon pode rastrear com coleiras GPS. Além disso, ele visa a preencher a lacuna de conhecimentos sobre a situação da onça-pintada, interagindo diretamente com fazendeiros brasileiros, bem como por meio de bolsas para futuros conservacionistas.

O grupo de Pedro publicou dezenas de artigos científicos sobre conservação. Recentemente, eles introduziram o conceito de “One Conservation” no Journal of Animal Reproduction. Este método de conservação promove o manejo da vida selvagem e a troca de material genético entre as populações de animais in situ (sob cuidados humanos) e ex situ (na natureza). Também promove a educação de todos os segmentos da sociedade para a conservação.

Inspirado nas ações de Pedro, o grupo IMV Technologies desenvolveu um programa que visa a apoiar as iniciativas de conservação dos colaboradores. “Esperamos que outros membros da equipe IMV Technologies também se tornem catalisadores para a mudança”, disse Alain de Lambilly, CEO do IMV Technologies Group. "Juntos podemos fazer a diferença."

Para saber mais sobre o trabalho do Instituto Reprocon com onças-pintadas e como você pode apoiar seus esforços, visite www.reprocon.org.

imv